Bairros Pelourinho e Santo Antônio além do Carmo
Aqui é o centro histórico da cidade, onde se encontra um conjunto arquitetônico colonial barroco que faz parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro.
O Pelourinho vai do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho. Local carregado de história, dores, cores e muita arte. Nesse local o bloco Olodum e os Filhos de Gandhy vivem suas práticas, transformando e encantando baianos e turistas.
No terreiro de Jesus encontra-se a belíssima Catedral Basílica (1627) e a Igreja da Ordem Terceira Secular de São Francisco, que é um exemplar da tradição barroca no país.
No largo do Pelourinho está a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que foi fundada em 1683 por negros escravizados.
Veja o Cruzeiro de São Francisco e a Cruz Caída. Vários museus estão nessa região como o Solar do Ferrão, o museu Abelardo Rodrigues e o Muncab, que é o museu nacional da cultura afro brasileira.
Depois do largo do Pelô suba para o Santo Antônio para passear pela rua direita do Santo Antônio onde estão restaurantes e pequenos estabelecimentos cheio de baianidade. No largo do Santo Antônio encontra-se a igreja e o museu do mar Aleixo Belov.
Alguns endereços:
Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira – Muncab
Rua das Vassouras, 25
De terça a domingo de 10h às 17h.
Centro Cultural Solar do Ferrão
Rua Gregório de Matos, 45 Pelourinho
De terça a domingo das 10h às 18h.
Museu do Mar – Aleixo Belov
Lardo do Santo Antônio além do Carmo, 2
De terça a domingo das 10h às 18h.