Passeios por regiões da cidade

Bairros Pelourinho e Santo Antônio além do Carmo

Aqui é o centro histórico da cidade, onde se encontra um conjunto arquitetônico colonial barroco que faz parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro.
O Pelourinho vai do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho. Local carregado de história, dores, cores e muita arte. Nesse local o bloco Olodum e os Filhos de Gandhy vivem suas práticas, transformando e encantando baianos e turistas.
No terreiro de Jesus encontra-se a belíssima Catedral Basílica (1627) e a Igreja da Ordem Terceira Secular de São Francisco, que é um exemplar da tradição barroca no país.
No largo do Pelourinho está a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que foi fundada em 1683 por negros escravizados.
Veja o Cruzeiro de São Francisco e a Cruz Caída. Vários museus estão nessa região como o Solar do Ferrão, o museu Abelardo Rodrigues e o Muncab, que é o museu nacional da cultura afro brasileira.
Depois do largo do Pelô suba para o Santo Antônio para passear pela rua direita do Santo Antônio onde estão restaurantes e pequenos estabelecimentos cheio de baianidade. No largo do Santo Antônio encontra-se a igreja e o museu do mar Aleixo Belov.

Alguns endereços:
Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira – Muncab
Rua das Vassouras, 25
De terça a domingo de 10h às 17h.

Centro Cultural Solar do Ferrão
Rua Gregório de Matos, 45 Pelourinho
De terça a domingo das 10h às 18h.

Museu do Mar – Aleixo Belov
Lardo do Santo Antônio além do Carmo, 2
De terça a domingo das 10h às 18h.

Leia também

WhatsApp Image 2024-09-10 at 21.18.34

Momento Cultural

WhatsApp Image 2024-09-10 at 20.38.29

Momento Cultural

WhatsApp Image 2024-09-10 at 20.35.00

Momento Cultural

EDITAL DE AÇÕES AFIRMATIVAS

XXVII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO JUNGUIANA DO BRASIL (AJB)

  • DISPOSIÇÕES INICIAIS

As regras a seguir dizem respeito a ações afirmativas para as inscrições no XXVII Congresso da Associação Junguiana do Brasil que ocorrerá nos dias 11 a 14 de setembro de 2024. 

Este edital tem por objetivo ampliar a participação de pessoas pertencentes a grupos de vulnerabilidade econômica e minoritários das áreas de ciências humanas e ciências da saúde. É nosso objetivo fortalecer o enfrentamento ao racismo, ao sexismo, às LGBTQIAPN+fobias à discriminação de pessoas com deficiência e às demais práticas de discriminação e violência.

  • DAS VAGAS

As vagas para bolsas visam contemplar pessoas autodeclaradas em situação de vulnerabilidade econômica pretas ou pardas; indígenas; LGBTQIAPN+; quilombolas e pessoas com deficiência.

As vagas para bolsas serão em número de 25 (vinte e cinco), distribuídas da seguinte forma.

  • 5 vagas serão destinadas a pessoas autodeclaradas pretas e pardas e em situação de vulnerabilidade econômica
  • 5 vagas para pessoas autodeclaradas trans e parte da comunidade LGBTQIAPN+ e em situação de vulnerabilidade econômica
  • 5 vagas para pessoas autodeclaradas indígenas e em situação de vulnerabilidade econômica
  • 5  vagas para pessoas autodeclaradas quilombolas e em situação de vulnerabilidade econômica

No caso de não preenchimento das vagas em uma ou mais categorias, será realizada a redistribuição das vagas remanescentes dentre os inscritos no presente edital, seguindo-se o critério cronológico das inscrições. 

A classificação dos participantes ocorrerá mediante cumprimento dos critérios de participação, bem como em consonância com o quantitativo de vagas.

A pessoa contemplada com uma das vagas deste edital receberá a GRATUIDADE da inscrição para participar do XXVII Congresso da Associação Junguiana do Brasil, não compreendidos valores relacionados a transporte, hospedagem, alimentação e material de estudo.

  • DAS INSCRIÇÕES

O candidato deverá se inscrever no Edital através do preenchimento do formulário de inscrição de ações afirmativas.

Não serão aceitas inscrições realizadas ou solicitadas por qualquer outro meio que não o especificado no Edital.

O prazo das inscrições vai do dia 16 de maio de 2024 ao dia 30 DE junho de 2024.

A divulgação do resultado do Edital se dará no dia 08 de julho de 2024. 

  • DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

A classificação será feita de acordo com o preenchimento dos critérios exigidos e por ordem de solicitação.

  • DISPOSIÇÕES FINAIS

A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar este Edital no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

Os candidatos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas são verdadeiras e correspondem à realidade.

A Comissão Organizadora é incontestavelmente soberana nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Congresso.

A inscrição neste edital, desde que cumprindo as condições aqui apresentadas, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras previstas.

Os casos aqui omissos serão analisados pela Comissão Organizadora do XXVII Congresso da AJB.