Gustavo Barcellos, paulista, nascido em 1960, formou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
É escritor e analista junguiano, membro da Associação Junguiana do Brasil-AJB e da International Association for Analytical Psychology-IAAP. É fundador e foi Editor dos Cadernos Junguianos, a revista anual da AJB, por dez anos. Viveu nos Estados Unidos durante os anos de 1980 onde terminou seu Mestrado em Psicologia Clínica na New School for Social Research, período em que também estudou na C. G. Jung Foundation, ambos na cidade de Nova York. Nesses anos, encontrou-se com James Hillman — importante autor e teórico norte-americano da escola de C. G. Jung, fundador da psicologia arquetípica — com quem estudou e que se tornaria mais tarde seu mentor e amigo.
Ao voltar ao Brasil, tornou-se o principal tradutor da obra de Hillman para o português, e foi responsável por introduzir a psicologia arquetípica no Brasil, em livros, grupos de estudos, palestras e seminários que até hoje ministra com regularidade em várias cidades do país. É autor de muitos livros e artigos no campo da psicologia junguiana e arquetípica, da imaginação e das artes, tanto no Brasil quanto no exterior.